7 de março de 2023

Elea Digital lança primeira fase de projeto, com disponibilidade de 1MW, no seu segundo site de Porto Alegre

Três semanas antes do previsto, a Elea Digital encerrou a primeira fase da implantação em hiperescala do seu segundo data center em Porto Alegre. Em setembro de 2022, a Elea comprou a instalação e construiu capacidade em um ponto de presença da TIM (TIMS3)

A nova instalação, localizada no 4º Distrito e denominada POA2, abriga o maior data center da região Sul do Brasil e, em plena capacidade, atingirá o tamanho de 7MW. É o segundo site da Elea Digital na cidade de Porto Alegre, sendo o POA1 um dos hubs mais conectados da região, implantando servindo um complexo ecossistema de telecom e clientes corporativos.

Em um prédio seguro de 4 mil metros quadrados, próximo a uma subestação de energia, e já com vários dutos de fibra redundantes se aproximando do local. A expansão foi planejada para implantações de servidores de alta densidade eletrica.

O local é ideal para hospedar edge points de agregação de presença de grandes clientes internacionais e nacionais.

O projeto de engenharia do site, realizado em parceria com a empresa inglesa ‘Future Tech’, prevê um WUE incrivelmente baixo combinado com 1,5 PUE planejado. “Estamos entusiasmados em anunciar a nova disponibilidade semanas antes do previsto”, disse Alessandro Lombardi, presidente da Elea Digital. “Não é fácil entregar um novo local antes prazo neste ambiente desafiador, em tempos em que a cadeia de suprimentos é um pouco interrompida”.

A nova disponibilidade ajuda a região de Porto Alegre a atender uma demanda muito reprimida por espaço de colocation de data center e contribuirá para a digitalização da região Sul do Brasil. De acordo com o prefeito da cidade, Sebastião Melo, a inovação vem com o sentido de trazer uma transformação social. “Se comparássemos o nosso governo com um trem, a locomotiva seria o desenvolvimento econômico e a inovação digital. É o que vai tornar a cidade inclusiva e com proteção social para quem mais precisa. É isso que queremos ao avançar no projeto do 4º Distrito e para outras regiões de Porto Alegre”, comenta o prefeito de Porto Alegre.

Já Ricardo Gomes, vice-prefeito de Porto Alegre, acredita expansão do empreendimento só trará benefícios para a região. “É uma satisfação para Porto Alegre receber a confiança da Elea Digital para ampliar seus negócios na cidade, gerando empregos, renda e oferecendo mais serviços. O segundo espaço representa também um avanço na área da tecnologia e inovação, principalmente por estar localizada no Centro Histórico e Quarto Distrito, regiões que estamos desenvolvendo e revitalizando”, finaliza.