08/12/2022

Elea anuncia a primeira debênture vinculada a metas emitida por uma empresa de data center na América Latina

A emissão de R$200 milhões é pioneira no setor de infraestrutura digital e teve o Bradesco BBI como Coordenador Líder e o BTG e UBS/BB como Coordenadores.

Com os recursos levantados, a Elea Digital, ecosistema de edge data centers, poderá diminuir drasticamente o consumo de água em seus data ativos atingindo metas ambiciosas e se posicionado entre as empresas mais eficientes, quanto ao consumo de água, no mundo.

O projeto prevê o investimento em equipamentos de refrigeração com tecnologia de ponta que irão permitir o uso eficiente de água, mantendo a eficácia na utilização de energia.

De acordo com Alessandro Lombardi, presidente da Elea Digital, a empresa desde sua fundação, tem se comprometido com uma agenda socioambiental positiva:

“A Elea Digital lidera hoje o compromisso com a sustentabilidade no setor de infraestrutura digital no Brasil. Acreditamos que outros players serão inspirados por nosso pioneirismo.”

Contamos com o apoio de três das maiores instituições financeiras do país que mostraram o comprometimento do setor financeiro em suportar iniciativas sustentáveis. Esta emissão pode estimular outras empresas a seguir o mesmo caminho. Com base em medições de setembro de 2022, a empresa tem um consumo hídrico altamente eficiente, de 0,51 litros por KW/h de energia consumida. Até 2026 e 2028, este indicador irá diminuir para 0,31 litros e 0,20 litros por KW/h, respectivamente. O consumo médio de água por KW/h, no Brasil, é hoje de 7,6 litros.

“Entendemos que o Brasil, com sua abundância de recursos hídricos, de sol e de vento, pode vir a ser um modelo de sustentabilidade global no setor de data center. Temos a obrigação, no país berço da região Amazônica, de reafirmar nosso compromisso com o clima e com o consumo de água, fomentando uma transformação digital que possa melhorar a qualidade do mundo em que vivemos”, completa Lombardi.

Com este anúncio, a Elea Digital informa ao mercado o encerramento da oferta pública distribuída com esforços restritos, referente à 3ª (terceira) emissão de debêntures do tipo sustainability-linked bond, simples, não conversíveis em ações da espécie com garantia real, e com garantia fidejussória adicional, em série única, realizada em consonância com a Instrução nº 476, da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM“), de 16 de janeiro de 2009, conforme alterada (“Instrução CVM 476” e “Oferta Restrita“, respectivamente). Nesta data, Bradesco, BTG e Banco do Brasil subscreveram a totalidade dos títulos da terceira emissão da Elea Digital.

Sobre a Elea Digital:

Fundada em 2018, a Elea Digital tem a missão de trazer infraestrutura digital em diversas regiões brasileiras.

Em 2020, a Elea concluiu a compra de cinco data centers da Oi, ex-Brasil Telecom, umas das maiores empresas de telecomunicações na América Latina. Os sites estão localizados em Porto Alegre (POA1), Curitiba (CTA1), São Paulo (SPO1) e Brasília, este último, com duas unidades (BSB1 e BSB2).

Em 2021, foi feita a compra do data center do Grupo Globo – a maior empresa de mídia da América Latina – localizado na zona oeste da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJO1). Essa aquisição aumentou ainda mais a potência instalada e a conectividade da companhia. Já 2022, a empresa adquiriu mais um data center na cidade de Porto Alegre (POA2), desta vez da TIM, líder brasileiro na telefonia móvel e no desenvolvimento do 5G no pais.