6 de dezembro de 2024

Conectando o Centro-Oeste e o Brasil: a liderança do PIX Elea em Brasília

Por Joaquim Araújo - Digital Transformation Manager da Elea Data Centers

A infraestrutura digital do Brasil passa por um momento de intenso desenvolvimento, em muito fomentado pela ampla presença de fontes sustentáveis de energia no país e pela sua capacidade de acolher as principais tendências do setor. Neste cenário, criar e manter pontos de conectividade preparados para a crescente demanda de IA e 5G é essencial para a competitividade do país. Como empresa de data centers sustentáveis com a maior infraestrutura de TI distribuída no Brasil, a Elea Data Centers oferece uma plataforma de ponta com nove sites bem distribuídos e integralmente abastecidos com energia renovável.

Para garantir um serviço robusto e eficiente, a conectividade não pode se restringir apenas ao eixo Rio-São Paulo – ela precisa ser distribuída, garantindo atendimento de excelência a todo o país. Por isso, a Elea também possui instalações em Curitiba, Porto Alegre e Brasília. A última, escolhida por ser a capital federal, onde decisões estratégicas são tomadas todos os dias, abriga dois sites da Elea: o BSB1 e o BSB2.

Com conexões para troca de tráfego com o IX.br, iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que cria e promove infraestrutura de pontos de troca de tráfego ou Internet Exchanges para interconexão direta entre os sistemas autônomos (“Autonomous Systems” – AS), o data center BSB2 permitiu que a Elea protagonizasse a troca de tráfego no Centro-Oeste. Essa liderança orgulha a companhia e demonstra sua missão de garantir um serviço de ponta para além do Sudeste.

Em Brasília, o PIX Elea alcança uma média de troca de tráfego superior a 100 Gbps/mês em conexão direta com pontos de troca de tráfego (PTT), representando 20% de todo o tráfego do IX.br na região. A liderança local reflete a posição da Elea como facilitadora de conectividade para empresas, provedores de conteúdo e órgãos governamentais, com uma infraestrutura segura, certificada e flexível, o que é essencial em uma capital que sedia operações governamentais e empresariais sensíveis.

 

Crescimento e alcance

No contexto nacional, esse trabalho de interconexão ganha ainda mais relevância. A Elea atua para ter novos pontos de conexão que habilitem o acesso a clouds e serviços internacionais. Nesse sentido, a companhia tem trabalhado parcerias estratégicas. Com a alemã DE-CIX, uma das principais plataformas de interconexão do mundo, haverá pontos de presença em São Paulo e no Rio de Janeiro no início de 2025 – os primeiros do DE-CIX na América do Sul. Além disso, a Megaport, provedora global de rede como serviços (NaaS) que está iniciando suas operações no Brasil, escolheu o nosso data center SPO1, na capital paulista, para ser um de seus pontos de presença no país.

Esses movimentos garantem o acesso de diferentes mercados e regiões do Brasil a serviços de ponta, com conectividade de alta qualidade, privada e segura. E para além do eixo Rio-São Paulo.