Empresa de data centers anuncia projeto de energia verde para impulsionar a IA no mundo
Integrada ao projeto de inovação e revitalização urbana da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Rio AI City, projeto da Elea Data Centers, terá capacidade energética inicial de 1,5 GW

Para suportar o crescimento acelerado das aplicações de inteligência artificial, a Elea Data Centers anuncia um projeto com capacidade de até 3,2GW. Ele dará origem à “Rio AI City”, uma cidade de data centers localizada na região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
O projeto está integrado à infraestrutura urbana da cidade, incluindo o hub de cabos submarinos, a malha energética disponível e a conectividade local. A conexão à rede básica de energia está prevista para 99,8% de disponibilidade, utilizando exclusivamente energia proveniente de fontes renováveis.
O complexo estará diretamente conectado ao projeto de regeneração urbana Mata Maravilha, no Porto Maravilha. Inspirado pela história e pela beleza do Rio, o empreendimento público-privado mira reflorestar e revitalizar mais de 200 mil m², incluindo uma zona digital dedicada à tecnologia verde.
Leia a matéria completa em: Exame.