16 de maio de 2025

Rio lança projeto para atrair ‘big techs’ para data center na cidade

Elea vai expandir unidade que já possui no município e empreendimento oferece até 3,2 GW de energia limpa em expansões futuras

Enquanto o governo federal monta a proposta para incentivar a entrada de data centers no país, o Rio está apresentando a potenciais investidores o projeto que dá origem à Rio AI City, um centro de inovação e inteligência artificial na região do Parque Olímpico, zona oeste da cidade.

O RJO1, o primeiro centro de dados do empreendimento, em operação desde a Rio 2016, pertence à Elea Data Centers, empresa responsável pela concepção e desenvolvimento do Rio AI City, conta com a Prefeitura do Rio como apoiadora.

Como atrativos para a formação de um dos dez maiores data centers do mundo – objetivo da Elea com o Rio AI City -, está a estrutura com capacidade de entrega de até 3,2 gigawatts em energia, uma vez que os equipamentos são altamente demandantes de eletricidade. Além disso, uma rede de cabos submarinos que permite a navegação de dados com todo o planeta está construída no local e foi utilizada na Olimpíada de 2016.

Leia a matéria completa em: Valor Econômico.