Elea Data Centers se torna Parceira Global da iMasons
Em julho, será lançado o capítulo do Rio de Janeiro da iMasons que busca trazer protagonismo mundial de inovação à cidade carioca. Município, inclusive, sediará um dos maiores projetos de infraestrutura de Inteligência Artificial do mundo, a Rio AI City da Elea

A Elea Data Centers, a principal plataforma sustentável no Brasil e a primeira a implementar inteligência artificial em larga escala na América Latina, se torna parceira global da Infraestructure Masons (iMasons), após ter ingressado inicialmente como parceira regional no final de 2024. Com isso, a empresa amplia seu compromisso em construir infraestruturas digitais inovadoras e sustentáveis em todo o mundo. A iMasons é uma associação global sem fins lucrativos formada por representantes das maiores companhias de tecnologia do planeta comprometidas em construir um futuro mais digital.
Como resultado dessa parceria, a Elea e a iMasons estão lançando o Capítulo do Rio de Janeiro da entidade, um evento que marca o protagonismo da cidade dentro do cenário de inovação mundial. A cerimônia que oficializa o capítulo carioca será realizada no dia 15 de julho no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Estado, e contará com a presença de vozes proeminentes do mundo dos negócios e do governo. Uma ocasião importante que também marca o projeto Rio AI City, uma iniciativa da Elea Data Centers com o apoio da Prefeitura do Rio que visa à construção de um dos dez maiores complexos de data centers voltados à Inteligência Artificial do mundo no Rio de Janeiro.
Segundo o fundador e chairman da Elea, Alessandro Lombardi, o Brasil está se tornando o próximo hub internacional de conectividade. “A Elea Data Centers está garantindo que, à medida que a inovação cresce, o mesmo ocorra com nossos ambientes naturais. Avançar nossa parceria com a iMasons para Parceiro Global é uma das muitas iniciativas estratégicas que reforçam nossa dedicação em expandir nosso impacto positivo em todo o Brasil e além”, diz Lombardi.
Já de acordo com o CEO da iMasons, Santiago Suinaga, a entrada da Elea reflete o compromisso da empresa em criar mudanças positivas em todo o setor. “Estamos entusiasmados com a Elea elevar sua parceria com a Infrastructure Masons como parceira global. A Elea acaba de divulgar um relatório de sustentabilidade destacando como superou suas metas ambientais e sociais. Eles estão liderando pelo exemplo, e estamos felizes por tê-los como parte da Comunidade Global iMasons”, afirma.
Alessandro Lombardi foi também nomeado para integrar o Conselho Consultivo da iMasons. Com mais de duas décadas de experiência em private equity, finanças e desenvolvimento de negócios em infraestrutura digital, Lombardi tem atuado com instituições globais como Goldman Sachs, UBS e BTG Pactual, além de integrar conselhos de importantes instituições da América Latina, incluindo a Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ), a Câmara Portuguesa no Brasil e a PUC-Rio.
Sobre a Elea Data Centers
Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada pelo Goldman Sachs, instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA). Para mais informações, visite www.eleadatacenters.com.
Sobre a Infrastructure Masons
A Infrastructure Masons (iMasons) é uma associação profissional global sem fins lucrativos de indivíduos conectados e capacitados para construir um futuro digital melhor para todos. Desde seu lançamento em 2016, a organização reuniu 6.000 indivíduos representando US$ 250 bilhões em projetos de infraestrutura em 130 países. A iMasons oferece uma plataforma agnóstica para os membros se conectarem, crescerem e retribuírem.
Até o momento, a iMasons contribuiu com mais de US$ 1 milhão em bolsas de estudo, lançou Grupos de Foco de Membros e abriu capítulos regionais e locais em quatro continentes. Em 2022, a iMasons liderou o Acordo Climático, unindo líderes na redução de carbono em infraestrutura digital.
Para saber mais, visite iMasons.org.