Elea assina Memorando de Entendimentos (MoU) com Oracle e Prefeitura do Rio para impulsionar data center no Rio de Janeiro
Documento foi assinado durante o Rio Innovation Week, evento que ocorre na cidade carioca, para alavancar a Rio AI City, cidade de data centers da Elea no Parque Olímpico

A Elea Data Centers firmou parceria com a Prefeitura do Rio e a Oracle para desenvolver iniciativas de infraestrutura digital em data center, nesta quinta-feira (14/08), durante o Rio Innovation Week. Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea, assinou um memorando de entendimentos (MoU) com o prefeito Eduardo Paes e a multinacional norte-americana de tecnologia Oracle para impulsionar a Rio AI City, representada por Alexandre Maioral, CEO no Brasil.
O acordo, realizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), é mais um passo concreto para transformar o Centro Metropolitano, na Barra da Tijuca, no maior hub de data centers da América Latina e um dos dez maiores do mundo.
A área prevista para instalação da Rio AI City, encabeçado pela Elea, terá capacidade inicial de 1,5 GW até 2027 e pode alcançar 3,2 GW até 2032, com abastecimento fonte de energia limpa e infraestrutura de tamanho inédito no Brasil.
“Com essa parceria, damos um passo decisivo para atingir nosso propósito. O Rio AI City é um projeto que nasce com infraestrutura robusta, energia limpa e alta conectividade, pronto para atrair talentos e negócios que moldarão a próxima era digital. O Brasil, e especialmente o Rio de Janeiro, têm agora a oportunidade de estar no centro desse movimento global de transformação digital”, afirma Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea Data Centers.
“Estamos criando as condições adequadas com os ativos que a cidade já tem, energia limpa, produção de conhecimento e conectividade, via cabos submarinos, para que o Rio se consolide como a capital da IA na América Latina”, declarou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“O Rio tem todas as condições para se tornar um dos grandes hubs de data center do mundo: infraestrutura, energia limpa e profissionais capacitados. Certamente o projeto irá atrair mais investimentos robustos para a cidade”, detalha Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
“Com o Rio AI City, reforçamos o compromisso da Oracle em disponibilizar ao Brasil e à América Latina tecnologia de ponta em inteligência artificial e infraestrutura de data centers. Queremos apoiar empresas e instituições a inovarem mais rápido, com soluções seguras, escaláveis e sustentáveis”, afirmou Alexandre Maioral, presidente da Oracle no Brasil.
O projeto Rio AI City é uma iniciativa da Elea Data Centers, com apoio institucional da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) e da Invest.Rio.
Sobre Elea Data Centers
Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada pelo Goldman Sachs, instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA). Para mais informações, visite www.eleadatacenters.com.