Elea Data Centers fortalece sua estrutura de capital com emissão de R$ 790 milhões em debêntures atreladas a metas ESG

A Elea Data Centers, principal plataforma sustentável de data centers no Brasil e primeira a implementar inteligência artificial em larga escala na América Latina, concluiu a emissão de R$ 790 milhões em debêntures sustentáveis (Sustainability-Linked Bonds – SLB). Esta é a terceira operação desse tipo e a quinta emissão de debêntures na história da companhia, tendo especificamente metas vinculadas a elevar o índice de eficiência energética (PUE) e ao aumento da participação feminina em posições de liderança.
A transação teve como coordenador líder o Bradesco BBI, com participação como coordenadores os bancos UBS BB, BTG Pactual, Itaú BBA e, pela primeira vez, o Santander – reforçando a confiança do mercado financeiro nos movimentos da empresa. Os SLBs são instrumentos financeiros que vinculam condições da emissão a metas corporativas, evidenciando o compromisso da Elea com práticas responsáveis e a evolução sustentável de seus negócios.
Com a nova emissão, que diz respeito ao atual portfólio da empresa composto de nove data centers, a Elea deu um passo importante para consolidar uma estrutura de capital mais eficiente e sustentável. “Essa operação consolida um ciclo de investimento iniciado no ano passado, quando fizemos as aquisições de nossos novos ativos em São Paulo. Agora, com esse refinanciamento, transformamos a aquisição desses ativos – realizada com liquidez corrente – em um investimento de longo prazo, com estrutura de capital mais eficiente e sustentável”, avaliou Alessandro Lombardi, Fundador e Chairman da Elea Data Centers. De acordo com o executivo, a companhia agora focará em novas captações voltadas aos projetos de Inteligência Artificial (AI), como a cidade de data centers que está em construção, a Rio AI City.
Em julho de 2024, a Elea anunciou a compra de dois data centers situados na Grande São Paulo: SPO2, localizado em São Bernardo do Campo (SP) e SPO3, em Barueri (SP). As instalações encontram-se em áreas estratégicas, próximas à recepção de conexão de cabos submarinos, com oferta de energia, proposta que se alinha ao foco da Elea em oferecer soluções de infraestrutura de TI de alto desempenho, para servir o mercado corporativo e das Big Techs.
Sobre a Elea Data Centers
Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada pelo Goldman Sachs, instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA). Para mais informações, visite www.eleadatacenters.com.