Confira nossa nova Política de Privacidade

Saiba mais
30 de setembro de 2025

Elea vence licitação para construção de Data Center de 30MVA da Petrobras em São Paulo

Empresa celebra contrato histórico com a Petrobras para instalação de infraestrutura de TI voltada à hospedagem de supercomputadores, maior contrato dessa natureza já firmado na América Latina

A Elea Data Centers, principal plataforma sustentável no Brasil e primeira a implementar Inteligência Artificial (IA) em larga escala na América Latina, anuncia que venceu a licitação pública para fornecer um data center para uma das maiores companhias mundiais do segmento de óleo e gás, a Petrobras.

O contrato, de R$ 2,3 bilhões e prazo de 17 anos, representa a maior iniciativa de infraestrutura de TI já concedida até hoje por uma empresa latino-americana: uma implantação de um data center de alta capacidade, da ordem de 30 megavolt-amperes (MVA), com tecnologia de resfriamento líquido. O objetivo da planta será hospedar supercomputadores da companhia e processar dados científicos da Petrobras das áreas de exploração, pesquisa e reservatório. O contrato também habilita a Petrobras a usar a infraestrutura para cargas de trabalho de IA. Ciente do seu compromisso com a transição energética justa, a companhia exigiu, no edital, que a energia fosse oriunda de fontes renováveis, fazendo deste projeto um modelo de sustentabilidade global.

“Desde 2024, nos posicionamos como a primeira plataforma de infraestrutura dedicada à Inteligência Artificial no Brasil e na América Latina, porque acreditamos que essa transformação é essencial para o país. A conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante e reforça nosso compromisso de liderar tecnologicamente o setor”, afirma Alessandro Lombardi, Chairman e Fundador da Elea Data Centers. O projeto da Petrobras será hospedado no campus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, de propriedade da Elea, uma localização estratégica com ampla infraestrutura de transmissão de energia.

Este projeto reforça a liderança da Elea em infraestrutura digital ambientalmente responsável, uma vez que operará totalmente com energia renovável certificada, adotará resfriamento com reuso total de água e aplicará rígidos padrões de eficiência alinhados às exigências de sustentabilidade da Petrobras. Poucas empresas no mundo executaram plantas sustentáveis, nenhuma, ainda, na América Latina, nesta escala.

A conquista do contrato com a Petrobras ocorre concomitante a outros projetos de larga escala da Elea, a exemplo da Rio AI City, um hub de data centers voltado para a próxima geração de cargas de trabalho em IA e nuvem. Com uma capacidade projetada para até 3,2 GW, a Rio AI City está sendo desenvolvida na região do Parque Olímpico, Rio de Janeiro.

Sobre a Elea Data Centers

Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada pelo Goldman Sachs, instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA). Para mais informações, visite www.eleadatacenters.com