Elea assina MoU com Tapestry para assegurar capacidade energética de 1,5 GW da Rio AI City
Além da empresa do Alphabet, Prefeitura do Rio de Janeiro, Axia e Light também participam da parceria
A Elea Data Centers, principal plataforma sustentável no Brasil e a primeira a implementar Inteligência Artificial (IA) em larga escala na América Latina, anunciou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Carioca de Parcerias e Investimento (CCPar), Axia Energia (antiga Eletrobras), a Light e a Tapestry – uma divisão da X, a Moonshot Factory (laboratório de inovação do Google, da Alphabet).
Este acordo é fundamental e formaliza uma colaboração para a Rio AI City, iniciativa liderada pela Elea, que visa transformar o Rio de Janeiro em um dos maiores centros de data centers sustentáveis, impulsionando a inovação sustentável em IA e o desenvolvimento econômico na comunidade.
O MoU posiciona a Elea na vanguarda da difusão da Inteligência Artificial na América Latina, combinando tecnologia americana com esforços e capacidades público-privadas.
O acordo também estabelece um compromisso conjunto de mobilizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos, formalizando um esforço coletivo para acelerar o sucesso do projeto.
A participação da Tapestry trará capacidades em inteligência artificial, somando-se ao know-how incomparável da Axia e à eficiência de transmissão da Light. Juntas, essas empresas representam uma garantia sólida da capacidade da metrópole de fornecer energia limpa ao projeto da Elea.
“A parceria com a Elea é fundamental para garantir que a Tapestry e a visão do Rio AI City entreguem uma infraestrutura planejada com propósito e construída de forma criteriosa. Isso não seria possível sem a participação estratégica e a liderança da Elea no desenvolvimento desse trabalho”, afirma Page Crahan, General Manager da Tapestry. “Tem sido essencial ver que a Elea e toda a equipe estão pensando não apenas na construção da infraestrutura de data centers, mas também no papel da rede elétrica que atende à comunidade. É isso que mais anima a Tapestry: poder considerar ambos ao mesmo tempo.”
“A Rio AI City é mais do que um data center: é um testemunho do futuro do Brasil como líder global em infraestrutura digital sustentável e na difusão da IA”, afirma Alessandro Lombardi, Chairman e Fundador da Elea Data Centers. “Esta aliança reforça a dedicação da Elea em fornecer plataformas prontas para IA, com energia verde disponível em gigawatts a partir de 2026. Esses parceiros estão assegurando que essa capacidade existe e está pronta”.
A Elea projetou a Rio AI City para ser lançada com uma capacidade inicial de 1,5 GW de energia renovável, a ser entregue imediatamente, escalando para 3,2 GW até 2032.
Em agosto, a Elea também assinou um MoU com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Oracle para avançar iniciativas que também visam a Rio AI City.
Sobre a Elea Data Centers
Com sede no Rio de Janeiro, a Elea Data Centers é a plataforma pioneira de data centers no país, com a missão de acelerar uma economia digital sustentável na região. Abastecida por 100% de energia renovável, a Elea dispõe da maior distribuição geográfica em infraestrutura de TI no Brasil com nove data centers localizados nas cinco das principais metrópoles do país. A companhia dispõe de capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. Suportada pelo Goldman Sachs, instituições financeiras locais e globais, a Elea Data Centers conta com um portfólio alinhado às tendências tecnológicas de altas densidades computacionais e soluções de alta performance que vão da nuvem à Inteligência Artificial (IA). Para mais informações, visite www.eleadatacenters.com.