Elea Digital Data Centers conquista recertificação Tier III Uptime para o site SPO1
O reconhecimento assegura que a unidade paulista da companhia possui níveis avançados de qualidade, redundância, confiabilidade, desempenho e segurança
A Elea Digital Data Centers, plataforma de data centers sustentáveis com a maior capilaridade do Brasil, recertificou seu data center SPO1 com o selo Tier III Design do Uptime Institute. Situado em São Paulo, que concentra 80% dos investimentos em data centers no Brasil, o SPO1 está estrategicamente localizado na região metropolitana, próximo às principais vias de acesso e aeroportos, configurando-se como um ponto de entrada para conexões com cabos submarinos via Santos e Praia Grande (SP). O SPO1 é um data center carrier neutral com múltiplos provedores de cloud e operadoras que ainda hospeda o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) do IX.br, o maior do mundo.
De acordo com o Uptime Institute, consultoria responsável pela certificação global dos data centers, os Tier Standards são reconhecidos no mundo inteiro como o padrão de referência para a disponibilidade e o desempenho geral de data centers. Esse selo de qualidade abrange diversos níveis que consideram tanto o ambiente físico quanto a abordagem e atuação da equipe de operações. Alcançar uma classificação Tier III confirma que a instalação do SPO1 atende aos mais altos níveis de funcionalidade e capacidade de infraestrutura.
Para Philippe Vivia, diretor de Construção e O&M da Elea, a recertificação Tier III do Uptime Institute valida que o design do sistema da companhia é consistente com objetivos de tempo de atividade e capacidade de infraestrutura. “A recertificação também demonstra nosso compromisso contínuo com a disponibilidade e a otimização dos recursos em nossas instalações, além da segurança”, explica. O executivo detalha que a plataforma da companhia, composta por data centers distribuídos em cinco regiões do país, segue um cronograma acelerado de novas certificações e recertificações no curto e médio prazos.
O processo de recertificação envolveu uma avaliação rigorosa que garante que o SPO1 possui níveis avançados de redundância, confiabilidade e desempenho – quesitos exigidos pelos padrões Tier III. Este reconhecimento assegura aos clientes da Elea que suas operações possuem uma infraestrutura de data center robusta, sustentável e confiável, minimizando riscos e garantindo a continuidade dos negócios.