17 de julho de 2024

Deerns e Elea Digital Data Centers firmam parceria para desenvolvimento de datas centers sustentáveis

A Deerns, empresa multinacional holandesa de engenharia e consultoria, firmou uma parceria com a Elea Digital Data Centers, pioneira em colocation e interconectividade digital, para o desenvolvimento de data centers eficientes e sustentáveis no Rio de Janeiro e em Brasília.

A nova iniciativa expande o portifólio de projetos globais que a empresa da Holanda possui no setor de data centers e representa um marco no aprimoramento em instalações de data centers no Brasil ao combinar a sua experiência em design e engenharia de ponta com a infraestrutura robusta da Elea Digital Data Centers.

O trabalho contou com estudos de cronograma, sondagens das melhores tecnologias em equipamentos de refrigeração, indicação de sistemas de geração e utilização eficiente de energia. Com um design arquitetônico arrojado, promove uma integração com a região para garantir uma arquitetura moderna e agradável, considerando o uso de fachadas verdes. Além disso, a Deerns atuou nas aprovações com órgãos públicos e negociação com concessionárias de energia, garantindo a viabilidade do projeto, cuja conclusão está prevista para meados de 2027 e 2028.

O projeto, que tem valor estimado de USD 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões), opera com densidades que variam de 10kw/rack a 17,5kw/rack em média — podendo chegar a picos de 40kw/rack — e apresenta topologia elétrica com redundância 6+1, que garante segurança e confiabilidade para uma operação tranquila, além de um sistema de geração de energia por meio de moto geradores com autonomia de até 48 horas.

A proposta também conta com projeção de uma solução de subestação de energia de alta tensão que permite implantação em fases, pensando no fluxo de caixa do investimento. Nele, foram realizados estudos para a utilização eficiente dessa energia que alcançaram um PUE (power use effectiveness) com pico de 1,47 e um WUE de 0,009, números que superam os benchmarks da indústria